O índice S&P500 registrou alta nos últimos quatro meses. No trimestre anterior, o índice avançou 3,85%. Os touros quase conseguiram romper a marca dos 4.300 pontos. Mesmo assim, há dúvidas a respeito da continuação desse crescimento. O que está acontecendo?
Abrangência do mercado
Abrangência do mercado (market breadth) é a quantidade de ações que registaram alta em relação à quantidade de ações que registraram queda. Não basta olhar o crescimento do índice, certo? Lembre-se da história da bolsa finlandesa, na qual as ações da Nokia respondiam pela maior parte do índice (mais de 70%). A alta/queda da Bolsa de Valores de Helsinque provocava variações enormes no valor de mercado da Nokia, em uma direção ou em outra.
É possível medir a abrangência do mercado com o auxílio do indicador de Arms (TRIN).
O otimismo altista externo com o mercado de ações nos EUA esconde uma verdade inconveniente: o indicador de Arms/TRIN está em queda. Ele ainda não alcançou a zona de sobrevenda (abaixo de 0,5). Porém, se essa zona for alcançada, o mercado de ações será dado como extremamente sobrecomprado.
Das 503 ações incluídas no índice, somente 236 subiram no trimestre passado. O resto fechou o período em queda.
A maioria das ações que subiram tem os maiores pesos no índice, levando a uma alta considerável.
Ações da Nvidia (quase 55% de alta no trimestre), Meta (+42,5%), Google (+29,97%), Amazon (+29,08%), Microsoft (+27,47%), Tesla (+23,39%) e Apple (+16,32%) foram as que mais subiram no trimestre anterior.
Essas empresas vêm sendo conhecidas como Sete Magníficas.
Motivos para o crescimento das Sete Magníficas
A empolgação com a inteligência artificial (IA) foi o primeiro — e talvez o principal — motivo para essa decolada tão rápida.
A atual tendência da IA envolve três empresas: Nvidia, Microsoft e Google.
Conforme dados de junho de 2023, o ChatGPT figura em 78º lugar na Pesquisa Global do Google.
Qual é o tamanho do impacto dessa empolgação no crescimento do mercado de ações? É difícil estimar. Entretanto, supomos que a empolgação com a IA foi responsável por até cerca de um quarto do crescimento total em valor de mercado das empresas citadas acima.
Os relatórios foram o segundo motivo da forte alta do valor de mercado das Sete Magníficas.
Ainda que os lucros de quase todas as empresas tenham caído em comparação com o 4º trimestre, os relatórios de todas as Sete Magníficas superaram as expectativas e provocaram mais crescimento.
O terceiro motivo foi a série de cortes anunciados pelas empresas, os quais devem ter impacto positivo graças à redução da despesa operacional e ao consequente aumento do lucro líquido.
Quatro das Sete Magníficas pretendem fazer cortes consideráveis: a Meta vai enxugar 100.000 vagas; o Google, 12.000; a Amazon, 18.000; a Microsoft, 10.000.
Qual é o grau de “sobrecompra” dessas ações?
O estado de sobrecompra das ações pode ser avaliado pela clássica relação preço/lucro (P/L ou P/E). Deve-se considerar, entretanto, que ações de crescimento — grupo em que se encontram todas as sete empresas — de fato devem ter uma relação P/L alta.
Observe que as relações P/L da Nvidia e da Amazon estão em patamares insanos. O período de pagamento do investimento (payback) nos negócios dessas gigantes será de 200 a 300 anos. É nítido que existe uma bolha.
A Tesla também tem relação P/L alta, 4 vezes maior que a média do setor.
As demais empresas (Apple, Microsoft, Google e Meta) têm relação P/L acima do setor, mas a situação não parece fugir da normalidade.
O que fazer com as Sete Magníficas?
No momento, as posições mais otimizadas são vendas a descoberto nas Sete Magníficas, exceto talvez a Tesla.
De um ponto de vista puramente técnico, as ações da Tesla ainda têm potencial de subida, apesar da relação P/L alta.
É essencial lembrar que posições vendidas sempre são bem arriscadas. Logo, é necessário ter muita cautela ao abrir tais posições e usar Stop Loss (Perda Máxima) ao abrir operações.
Conclusão
A alta dos índices nos EUA é em grande parte injustificada e fundamentada na empolgação com a IA e na certeza de novos cortes da taxa de juros do Fed.
Infelizmente, a combinação de empolgação e certeza de flexibilização monetária consegue produzir apenas um efeito altista temporário no mercado.
Fonte: (Via FBS)